in

Vírus encontrado em porcos na China pode se tornar pandemia, diz estudo

Cientistas chineses identificaram 1 novo tipo de vírus da gripe em porcos do país. O estudo publicado na 2ª feira (29.jun) alerta para o potencial de uma nova pandemia, já que o agente infeccioso tem características que facilitariam a transmissão e infecção em humanos.

O trabalho, que foi publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, compara o novo vírus ao que causou a pandemia de 2009, que matou cerca de 250 mil pessoas em todo o mundo. Eis a íntegra do estudo, em inglês.

Chamada de G4 EA H1N1, o novo tipo de vírus da influenza tem uma linhagem com genes aviários, humanos e suínos. Com isso, ele seria capaz de se ligar a receptores do tipo humano e se multiplicar nas células epiteliais das vias aéreas. Ou seja, ele tem alta capacidade de infectar humanos.

“Essa infecciosidade aumenta muito a oportunidade de adaptação de vírus em humanos e suscita preocupações pela possível geração de vírus pandêmicos“, dizem.

Outro fator preocupante é que a cepa possui genes cruzados de outras espécies, fazendo com humanos tenham pouca ou nenhuma imunidade. Os pesquisadores fizeram 1 teste sorológico em 338 trabalhadores rurais expostas aos porcos contaminados e 10,4% tiveram testes positivos para o vírus.

“Porcos são hospedeiros intermediários para a geração do vírus da gripe pandêmica. Assim, a vigilância sistemática dos vírus influenza em suínos é uma medida fundamental para avisar o surgimento da próxima gripe pandêmica“, disseram os cientistas no estudo.

Eles alertam que é preciso monitorar a população, em especial trabalhadores na indústria da pecuária suína, para controlar possíveis surtos e evitar uma nova pandemia enquanto o mundo ainda lida com a covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cientistas identificam novo vírus da gripe com potencial de pandemia

Teste de vacina de covid-19 funciona e Pfizer pode produzir 1 bi de doses